sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ambrosia - manjar dos Deuses


Gentem sempre faço esse doce...amo de paixão e todos que comem o idolatram também...e eu que não sabia que era considerado um Manjar dos Deuses...como desde pequena ou melhor desde criança porque pequena ainda continuo rsrs...
Mas a receita que faziam na fazenda (casa da vó) era com leite in natura, ovos e açúcar...e demorava horas no fogão a lenha mas valia a pena esperar...Aprendi a fazer e mesmo usando toda a tecnologia a meu favor também demora horas...e a algum tempo assistindo um programa de tv da região descobri essa receita que leva maracujá e fica pronta em 30 minutos mais ou menos...amei não é tão saborosa quanto a outra...mas é boa também...procurando na net achei este texto:

Ambrosia
, o manjar dos deuses, era um doce com divino sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal, a quem era vedado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, significa divino e imortal.

Ingredientes:

- 500g de açúcar cristal
- 750 ml de leite integral (uso 1 litro)
- 200 ml de leite de coco (1 vidro pequeno)
- 6 ovos inteiros
- 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve ao fogo, em uma panela grande. Mexa até começar a talhar, depois mexa só de vez em quando e bem devagar...para não quebrar as bolinhas, reduza o fogo e deixe cozinhando por mais ou menos 30 minutos. (vai formar uma calda). Sirva gelado e polvilhado com canela...eu como quente também...rsrs

OBS: o leite tem que ser integral e fica muito mas muito mais saboroso se for com ovos caipira as bolinhas ficam maiores...mas quando não tem vai ovo branco mesmo...

5 comentários:

  1. Rose querida,
    Ai...Ambrosia me lembra minha Vó Mindoca, que fazia sempre. Sempre achei um doce muito doce, mas agora este doce tem para mim um sabor especial...de saudade e lembranças da infancia.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Neyma...a mim também lembra infânia...mas concordo é muito doce...mas é tão bom...
    bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Rose, doces muito doces me assustam um pouco, mas gostei da historinha. É sempre bom saber as lendas que estão por trás dos pratos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. nunca provei mas agora fiquei cheia de vontade!!!
    deve ser uma delícia...

    ResponderExcluir
  5. Gina...realmente é doce, mas vale a pena provar...

    Risonha...acho que você vai gostar...

    Bjus meninas

    ResponderExcluir

Deixe uma frescurinha aqui pra mim vou adorar, assim que puder retorno a sua visita...Obrigada!
Beijinhus...
Rose!

Macarrão com tomate e queijo

  Eu testei e aprovei. Em um refratário coloque os tomates, alho sem casca e inteiro, sal, azeite e queijo (usei gorgonzola) leve ao forno. ...