segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Barreado de panela de pressão

Barreado é um prato tipico da cidade de Morretes PR, e desde que uma amiga fez a receita para uma apresentação no colégio provei e me apaixonei lógico que é diferente daquele cozido na panela de barro mas, é muito bom também...
Por ser uma comida forte (bem temperada) é melhor saborear no inverno.
Aconselho a fazer metade da receita porque rende muiiiiitooooo...rs

Ingredientes:

- 2 kg de coxão mole em cubos de 2 cm mais ou menos
- 1 kg de tomates sem pele ou 2 latas de tomate pelado
- 5 dentes de alho moídos
- 1/2 kg de cebola picadinha
- 1/2 copo de cachaça
- 1 pacote de bacon picado
- cheiro verde bem picadinho e a gosto
- sal e  pimenta a gosto

Modo de fazer:

Coloque todos os temperos em um bowl juntamente com a cachaça e misture a ai a carne misturando bem para agregar bem o tempero. Deixe marinando por 1 hora.
Forre o fundo da panela de pressão com uma camada fina de azeite e uma camada de bacon (cortei em cubos) vá colocando a carne ajeitando bem. Por cima mais uma camada de bacon e outra de carne assim até terminar. Não coloque água.
 Tampe a panela e leve ao fogo quando pegar pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por 50 minutos. Abra a panela e se achar que precisa de mais molho acrescente um pouco mais de tomate ou tomate pelado. Feche e deixe cozinhar por mais 50 minutos.  A carne vai desmanchar.
Sirva em prato fundo fazendo um pirão com farinha de mandioca e o molho, salada de alface e banana em fatias.

Eu prefiro servir assim: arroz, a carne, farinha, banana por cima e saladinha...

6 comentários:

  1. Rose, eu tenho a receita do barreado antiga, com panela de barro no fogão de lenha...É claro que nunca fiz, mas este seu não vai passar! Deixa fazer um friozinho pra voce ver!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de comer um barreado com minha amiga em Morretes. Adoro o sabor do cominho que eles colocam. A carne fica completamente desfiada, muito saborosa mesmo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Hmm delíciaaaaaaaaa.. vou tentar fazer!!! :i

    ResponderExcluir
  4. Numca provei mas fiquei cheia de vontade de provar com a foto do seu...

    Bjokinhas,


    Rita

    ResponderExcluir
  5. :h DEU VONTADE DE COMER ESSE MOLHO COM CARNE DESFIADA COM PÃO!!RSRS

    ResponderExcluir
  6. Rose, fui a Morretes em 2009 e amei o Barreado.
    Vou copiar a receita.

    Sempre qdo posso,estou pelo PR, amo seu estado!Carnaval vou passar por aí.

    Bjs
    Roberta Lito

    ResponderExcluir

Deixe uma frescurinha aqui pra mim vou adorar, assim que puder retorno a sua visita...Obrigada!
Beijinhus...
Rose!

Macarrão com tomate e queijo

  Eu testei e aprovei. Em um refratário coloque os tomates, alho sem casca e inteiro, sal, azeite e queijo (usei gorgonzola) leve ao forno. ...