segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pão de provolone

Oiii gentem, e ai como foi o Natal?? Muitos presentes, muitas alegrias e muita comilança hihihihihi acho que em todo lugar foi dessa forma...afff e ainda temos esse restinho de semana pra ganhar mais uns quilinhos...socoroooo
Bem falando em ganhar uns quilinhos hoje venho com uma receita de pão que já fiz faz um tempinho peguei lá no blog da Renata uma minerinha que faz umas receitinhas ótimas...sei que deveria estar postando receitas de Natal mas, as fotos foram tiradas com a máquina da filhota e ela viajou então teremos que espera um pouquinho...rs
Mas falando na receita do pão de provolone ou como disse a Renata você pode usar qualquer outro queijo...eu fiz em forma de pão mas ela prendadissima que é fez em forma de trança veja aqui:

Ingredientes:

- 2 tablete(s) de fermento biológico fresco
- 2 1/2 copo(s) de iogurte natural
- 4 colher(es) (sopa) de óleo de milho, girassol, ou canola
- 2 colher(es) (sopa) de açúcar 
- 2 colher(es) (chá) de sal
- 2 unidade(s) de ovo
- 250 gr de provolone ralado(s) grosso(s)
- 1 kg de farinha de trigo (não usei toda, vá colocando aos poucos)

Misture o fermento com o açúcar até dissolver, junte o óleo, iogurte, ovos, sal, queijo e vá juntado farinha de trigo o suficiente para conseguir uma massa maleável e que solte das mãos, sovando bem. Deixe crescer em recipiente levemente untado e polvilhado com farinha de trigo, até que a massa tenha dobrado de volume.
Em seguida divida a massa em duas porções. Abra com o rolo em retângulo, salpique um pouco de provolone, ou outro queijo da sua preferência, enrole como rocambole, dobre as pontas,  e coloque na forma untada e enfarinhada.
Deixe crescer, dê cortes, pincele com gema e leve para assar em forno médio pré aquecido, pois, lembre-se que um pão bem dourado e bonito pede forno quente! (180ºC).

Obs:Esta receita dá para dois pães deste tamanho, se quiser faça meia receita, não vai alterar em nada



3 comentários:

  1. Olha que legal, uma receita do Eternos Prazeres aqui, quanta honra!!!

    Abraço pra voce, um ano novo maravilhoso, tudo de muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Rose, que pãozinho gostoso, realmente a Renata faz muita coisa boa, ótimo inicio de ano,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rose,
    Que pão douradinho...cheguei a sentir o cheiro do provolone...hummmm!
    Então você fez os palitinhos? Que legal! Eu faço em tudo que é festa,rs...deixo pronto bem antes. Aqui em casa tem estoque de várias cores!
    Desejo a você um Feliz 2011!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe uma frescurinha aqui pra mim vou adorar, assim que puder retorno a sua visita...Obrigada!
Beijinhus...
Rose!

Macarrão com tomate e queijo

  Eu testei e aprovei. Em um refratário coloque os tomates, alho sem casca e inteiro, sal, azeite e queijo (usei gorgonzola) leve ao forno. ...