domingo, 6 de setembro de 2009

Feijoada

Tem um tempo que fiz essa feijoada, mas como o post era grande e eu estava sem tempo fui deixando pra depois hihihihi... Faço feijoada no inverno,as vezes até 2 vezes nesse período... porque tem pessoas que comem no verão (eu acho isso quase impossível) por ser um prato pesado e quente...rsrs mas a minha cunhada mora em Rondônia e come feijoada normalmente...então vai entender né? Fazer feijoada tem que gostar muito mas muito mesmo tanto da comida quanto gostar de cozinhar já que a preparação consome 2 dias da sua vida...kkkkk
Então é assim, compro os pezinhos, orelha, rabinho, pele salgados por conta do sabor...os frescos não tem o mesmo sabor por isso que dá um pouco mais de trabalho. Tem que dessalgar (ficar trocando a água o tempo todo) eita mas no final compensa tá...isso eu garanto...

Ingredientes (a quantidade depende da quantidade kkkkk ou seja a quantidade de ingredientes depende do nº de pessoas e de quanto feijão você vai colocar) uso sempre essa quantidade e dá pra muita gente e sobra pra congelar...pelo trabalho que dá não compensa fazer pouco:

- 2 pezinhos de porco picados em pedaços pequenos
- 1 orelha (geralmente ela é grande) picada
- 1 rabinho (ai você escolhe o tamanho) uso sempre pequeno tem menos gordura picado
- 1 pele (aquela que faz o torresmo) sem gordura e em tiras
- costelinha defumada
- paio em rodelas
- linguiça calabresa (2 gomos) em rodelas
- bacon em cubinhos para temperar
- bacon em cubos maiores
- lombinho defumado
- 200 g de lombinho de porco (in natura) em cubos
- 200 g de coxão mole em cubos (sem gordura)
- 200 g de carne seca (charque, carne de sol) dessalgada e em cubos
- cebola e alho a gosto
- 2 kg de feijão preto (deixe de molho de um dia pro outro)
- sal a gosto
- azeite
- 2 laranjas bem lavadas e cortadas ao meio sem separar as metades e com casca
- água quente o suficiente

Modo de Fazer:

1 - Lave bem os ingredientes salgados para retirar o excesso de sal e deixe de molho em água fria, vá trocando a água a cada 2-3 horas deixe sempre na geladeira.
2 - Depois de retirar bem o sal, afervente sempre em água quente por 3 vezes não precisa deixar muito tempo, faço assim: coloco água quente em uma panela que caiba todos os ingredientes que foram dessalgados e assim que começa a ferver escorro e troco a água (sempre quente) faço isso três vezes. Depois dou uma pré cozida na panela de pressão por uns 10 minutos. Faço isso sempre no dia anterior.
3 - Na panela grande (a minha é enorme) coloco o feijão que ficou de molho e também já dei uma pre cozida na panela de pressão ai vou colocando todos os ingredientes que demora mais pra cozinhar como o pezinho, orelha, pele enfim tudo o que foi dessalgado inclusive a carne seca e a laranja (esta serve para absorver a gordura) coloco água e deixo cozinhando mexendo de vez em quando.
4 - De uma selada nas carnes in natura e acrescente ao feijão.
5 - Frite o bacon que está em cubos maiores e junte ao feijão.
6 - Frite o bacon em cubos pequenos, a cebola e o alho. Coloque no feijão misture bem e acrescente os outros ingredientes ou seja os defumados deixe ferver um pouco e prove o sal. Deixe cozinhar até o feijão ficar macio e o caldo grosso, sempre acrescentando água se necessário, mas esta deve estar quente.
- A laranja é retirada só na hora de servir. Se você gostar pode acrescentar uma pimentinha ao tempero e ainda folhas de louro.

Os acompanhamentos da feijoada:

- vinagrete: tomate, cebola, 1 dente de alho tudo bem picadinho, cheiro verde. Misture tudo tempere com sal, azeite e umas 2 conchas de caldinho de feijão (coloco um pouquinho de água pra ficar mais ralinho).

- laranja descascada e sem a pele branca picada

- couve bem picadinha (aqui já compro picada) refogada no azeite, faço dois tipos uma com cebola e outra com bacon e alho bem fritinhos.

- torresmo (compro pronto)

- farofa pronta

- farinha de mandioca: coloque na panela 2 colheres de manteiga, 1/2 tablete de caldo de legumes e 1 xícara de farinha de mandioca crua, misture bem junte cheiro verde.

- molho de pimenta

- arroz branco


E enquanto o povo esperava isso tudo ficar pronto, servi ovinhos de codorna temperados com azeite e orégano, presunto e queijo em cubinhos e azeitonas...para beber cerveja (minha preferida) e vinho porque sempre tem os adeptos dessa bebida mesmo com feijoada (que é o caso do cunhado) rsrs

10 comentários:

  1. Rose adoro feijoada! Uma delícia! Comida boa para dias frios! Amo, amo amoooooooo...

    ResponderExcluir
  2. Rose, parabens...que feijoada bem feita...nossa to babando..ainda não jantei sabe...agora deu uma vontade de comer isso ai....tudo bem caprichado, adorei todas as dicas, não faço muito feijoada por um pouco de trabalho, mas depois de pronto compensa não é mesmo?
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua feijoada amiga...Tenho que comprar uma panela "enorme" pra fazer essa quantidade e congelar também...Os acompanhamentos ficaram muito bons também...Eu adoro a cervejinha e confesso que faço feijoada também no calor. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Paula, combina mesmo com o inverno...aquece né?

    Dona Doçura, deliciosamente delicia...rsrs

    Paula Pacheco, menina como dá trabalho hein??? afff...

    Lourdes, então amiga...minha cunhadinha lá naquele calorzão de Rondônia também faz...hihihihi

    Bjinhus meninax!!!

    ResponderExcluir
  5. Rose, eu aaamooo feijoada. Acho engraçado isso de comer só no inverno (eu sei que é mais pesadinho), porque se você me perguntar um prato típico do Rio de Janeiro vou te dizer sem sombra de dúvida: FEIJOADA!
    Outro dia minha vizinha me deu mocotó meio receosa, pois achou que eu como carioca nunca tinha comido... e minha Mãe faz que é uma beleza, mocotó, rabada e uma boa feijoada... delícia. Amo de paixão!
    Que vontade de comer essa tua feijoada, amiga.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  6. Luciana, pois é menina tinha esquecido disso lá no Rio tem feijoada hihihihi...
    Vixi mocotó e rabada isso eu ainda não me atrevi a fazer...mas gosto muito também.
    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  7. Ôlá! Vim retribuir a visitinha e fiquei encantada com esta feijoada!! Bem diverificada e mesmo á brasileira!! beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Rose, feijoada é bom demais!
    Não faço com muita frequência, mas quando faço... como pra caramba... rsrs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Florzinha tá de babar essa feijoada.
    Mas óh, vinho com feijoada é nova pra mim viu...rs...
    bjs

    ResponderExcluir

Deixe uma frescurinha aqui pra mim vou adorar, assim que puder retorno a sua visita...Obrigada!
Beijinhus...
Rose!

Macarrão com tomate e queijo

  Eu testei e aprovei. Em um refratário coloque os tomates, alho sem casca e inteiro, sal, azeite e queijo (usei gorgonzola) leve ao forno. ...